O povo mariliense comparece em massa ao desfile de 7 Setembro 1952.
A insegurança de estar empoleirado nas obras de um edifício em construção na Avenida parecia não preocupar as centenas de malabaristas improvisados. Olha o guarda-civil fingindo que tudo está dentro da lei.
"Subiu na Construção como se fosse Sólido"...
É o que todos fizeram, pois, alem da vista privilegiada, de fronte à construção estava o palanque armado,
ali, naquela frente, era onde tudo acontecia, então... por que não!?... o policial também aproveitava a festa.
Agora, o que me chamou a atenção foi; que Construção era essa? Confrontei com outras fotos e conclui que era a nova agência do Banco Brasileiro de Descontos. Veja você - do lado esquerdo está o prédio de uma Relojoaria, que eu não consegui identificar seu nome em nenhuma das fatos que tenho nas quais ela aparece. Do lado direito à construção vemos a parte arcada da fachada da Brasserie. Cezar Reis.
Tiro de Guerra 227.
marcha estudante...
alunas do Ginasio Sagrado Coração de Jesus...
futuras professoras da Escola Normal do Sagrado Coração de Jesus.
Ginasio Sagrado Coração de Jesus.
Escola SENAC.
a banda feminina da Escola Técnica de Comércio e Ginásio Fernão Magalhães.
crianças da Escola Adventista de Marilia.
meninas anunciam a passagem da Escola Adventista de Marília.
Grupo Escolar Gabriel Monteiro da Silva.
Grupo Escolar do Alto Cafezal.
Grupo Escolar Tomaz Antonio Gonzaga.
Grupo Escolar Tomaz Antonio Gonzaga.
Dia da Patria em Marília-SP - 1952
Escolas e instituições que desfilaram em 7 de Setembro de 1952. Às 16:30 horas teve começo o desfile, obedecendo esta ordem:
Associação dos Ex-Combatentes, secção de Marília;
Tiro de Guerra 227;
Colégio Estadual e Normal;
Escola Técnica de Comércio e Ginásio Fernando Magalhães;
Ginásio Sagrado Coração de Jesus;
Ginásio São Bento;
Escola Profissional Feminina;
Escola SENAC;
3o. Grupo Escolar;
Escola Paroquial Santo Antonio;
Escola Adventista de Marília;
Grupo Escolar Gabriel Monteiro da Silva;
Grupo Escolar de Vila Barbosa;
Grupo Escolar do Alto Cafezal;
Curso de Aplicação anexo à Escola Normal Sagrado Coração de Jesus;
Curso de Aplicação anexo à Escola Normal Oficial e
Grupo Escolar Thomaz Antonio Gonzaga
Trabalho da Organização Fotográfica Mariliense - a cargo de Florisvaldo Oliveira Caires, Prédio Ouro Verde, 6o. andar, sala 609, telefone provisório 6253. Para onde os interessados deverão enviar suas encomendas. O mais perfeito serviço de reportagem fotográfica. Confecções de finíssimos albuns com históricos e legendas de casamento, aniversário, festa e recepções em cidades e fazendas.
Marília, a exemplo de outros anos anteriores comemorou condignamente essa passagem magna da história pátria. Pelas ruas da cidade, transluzindo sentimento de nacionalidade e sob as vistas deferentes da população, nesta tarde desfilaram garbosamente seus escolares.
Na tribuna oficial, postada na Avenida Sampaio Vidal, frente ao Marília Tennis Club, viam-se essas autoridades: dr. José Manuel Arruda, Juiz de Direito da Comarca; dr. J. Coriolano de Carvalho e dr. Aniz Badra, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal; sr. Adorcino Oliveria Lirio e dr. Simão de Andrade Ribeiro, respectivamente Prefeito e Vice-Prefeito do Município; dr. Edmur Brandão Lacerda; Delegado Regional de Polícia e professor Oguiomar Ruggeri, no exercício do cargo de Delegado Regional do Ensino.
Presente também estava ali o grande nadador Tetsuo Okamoto, momentos antes chegado da Capital, de retorno à Marilia após participar das Olimpíadas de Helsinque , ao passar o Colégio Estadual, desceu da tribuna e desfilou a sua frente sob aplausos da população, que fremiu de entusiasmo ante o desfilar imponente de aproximadamente 7.000 escolares, precedidos pelos ex-pracinhas da FEB e pelos rapazes do Tiro de Guerra 227, em numero superior a 400.
Magnifica cooperação aos festejos cívicos ofereceu o Aero Clube de Marilia fazendo voar sobre o desfile vários de seus aviões, 3 dos quais ostentando bandeiras, e um deles, o que constitui originalidade notável, espargindo confetti sobre o povo e os escolares. Assim rememorou Marília a exelsa data pátria.
7 de SETEMBRO de 1954
art by Celina.
Olá, Carlus, veja só que coincidência: na foto de nº 21, o rapaz da segunda fila, segunda coluna nada mais é que meu sogro, nessa época, ele era solteiro. Agora, qual escola estava representando... nem minha esposa não sabe dizer. Severo Messias Franco era o seu nome, falecido em julho/1995.
ReplyDeleteÉ muito legal essas fotos de desfiles cívicos, existia civismo no coração das pessoas.
Olá Cezar, essa foto, por coincidência, é a única 'original'; ou seja, fui eu que a reproduzi de coleção particular, já que meu tio Luiz Amorim é o quinto rapaz da fila; inclusive meu primo fez uma pequeníssima marca azul em sua camisa branca. Eu tenho quase certeza que a escola era o EDUCACIONAL, que ficava lá perto do Cristo Rei, mas era uma escola Protestante. Pergunte à sua esposa, que talvez ela se lembrará do nome!
ReplyDeletelindo trabalho lindo lindo obrigado por postar
ReplyDeleteObrigado pela visita e mais ainda pelo comentário, Michel Lopes,
ReplyDelete